Como ser mais eficiente com tecnologia de gestão de frotas

 

Uma grande aliada dos gestores de frotas para uma gestão mais eficiente no transporte é a tecnologia. Por meio dela, dados são captados dos veículos e transformados em informação para que os frotistas consigam melhorar sua produtividade e segurança e reduzir seus custos operacionais.

De acordo com Pedro Chaves, diretor comercial da Sascar, “hoje, sem tecnologia é impossível uma empresa do transporte operar com efetividade. Ela contribui em todas as necessidades dos transportadores para maior sucesso em suas operações. Porém, não basta ter a tecnologia instalada nos veículos, é necessário atuação diária com olhar clínico para agir nos pontos críticos da frota”. Chaves elencou seis importantes dicas para uma gestão mais eficiente da frota:

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Com a solução de prevenção de acidentes, é possível ter precisão nos dados coletados do veículo através da leitura dos dados do computador de bordo, como odômetro, RPM, velocidade, embreagem e freio, assim contribuindo para a atuação do gestor em corrigir hábitos ao volante que podem causar um acidente. Há ainda serviços adicionais que podem ser inseridos para maior efetividade na prevenção de acidentes, como o rotograma falado, tecnologia pela qual mensagens de voz são enviadas ao motorista na cabine momentos antes dele entrar em um trecho perigoso.

Agregando mais um serviço à tecnologia para prevenir acidentes também é possível diagnosticar as causas de um acidente, pois um sistema grava os dados da telemetria segundo a segundo, fornecendo relatórios detalhados para identificação das causas. Esse recurso minimiza situações de risco em operações futuras.

CONTROLE DE CUSTOS DO VEÍCULO

Controlar os custos do transporte irá auxiliar os frotistas a obterem maisrentabilidade para sua empresa, contribuindo para melhor formação do preço de seu frete. Com uma solução para Controle de Custos, é possível atuar nos principais custos variáveis do negócio relacionados a componentes do caminhão, atuando na gestão do comportamento do motorista na direção, diminuindo desgaste do pneu, consumo de combustível, manutenção dos veículos, multas, acidentes e roubos e melhorando a produtividade poe meio da gestão do comportamento do motorista na direção.

Com a solução de Controle de Custos é possível monitorar cada condutor, fornecendo dados para identificar comportamentos inadequados que podem gerar custos elevados na operação. Também é possível avaliar o cumprimento das regras do condutor conforme a lei 13.103, verificando todos os tempos da jornada para indicar desvios.

MAIS SEGURANÇA PARA CARGA

Em 2016, os custos com roubo de veículos e cargas no Brasil somaram R$ 1,6 bilhão. Por isso, é importante contar com uma tecnologia eficiente para maior segurança da arga e do veículo, que permita o gerenciamento de risco de cada operação. Com uma solução para Prevenção de Acidentes, é possível criar roteiro completo com rotas, paradas, check points, inteligência embarcada com sequenciamento de macros, etc permitindo que todo o trajeto seja planejado evitando sinistros com roubo de cargas e veículos. Também para maior efetividade na recuperação de carga, o frotista pode contar com iscas que são inseridas na carga ou camufladas no produto.

PRODUTIVIDADE E PONTUALIDADE NA ENTREGA

Para atravessar um país como o Brasil com dimensões continentais e regras fiscais complexas, a tecnologia é essencial para os desafios que a gestão logística possui. Existe no mercado tecnologia que ajuda a garantir o prazo de entrega do embarcador, cumprimento do plano de gerenciamento de risco e apólice de seguro, além de cuidar de toda a documentação necessária para o transporte (CTe, manifesto, NFs etc), e fazer a gestão com os motoristas.

COMUNICAÇÃO COM O MOTORISTA

Com a solução para Controle de Jornada, é possível uma comunicação mais efetiva com o motorista. Na estrada há muita vulnerabilidade e situações que podem sair do controle. Através dela, o motorista pode facilmente enviar uma mensagem à central ou ao gestor da frota sobre alguma situação de perigo ou algo fora do planejado. Ele também consegue visualizar o tempo de jornada de trabalho, sabendo a hora de parada para descanso, almoço e outros.

MAIOR QUALIDADE DE CARGAS FRIAS

Com tecnologia para cargas frias, como produtos alimentícios e remédios, o gestor pode controlar a oscilação da temperatura ao longo do percurso, monitorando a integridade da carga e controlando a temperatura durante todo o trajeto.

 
LEIA TAMBÉM