Uma picape de classe

 

Acostumados a verem carros de diversas marcas rodando pelas ruas por conta de seu mercado totalmente aberto às importações, dificilmente um chileno se surpreende ao ver algum lançamento de automóvel passar em sua frente.

Pelas ruas de Santiago, capital chilena, exceção feita a máquinas esportivas icônicas como Ferrari ou Maserati (quem não nota esses veículos?), é muito raro um novo automóvel chamar a atenção por lá.

Contudo, no início de novembro, os chilenos viraram o pescoço e apontaram curiosos o dedo para umas picapes diferentes que nem eles, nem muita gente de todo o mundo haviam visto.

Por suas características geográficas particularmente peculiares, a Mercedes-Benz escolheu o Chile para fazer o lançamento mundial de sua picape X-Class, projeto que foi anunciado na última IAA, em Hannover, Alemanha, e agora está pronto.

A Mercedes-Benz entra no segmento de picapes, como já se esperava, em grande estilo e com o pé direito. Fez tudo certo. Os melhores engenheiros desenvolveram um veículo superior em todos os sentidos, que foi capaz de harmonizar dois conceitos até então inconciliáveis: requinte e robustez.

No test drive para a imprensa, acertaram nos pormenores. De cara, diferentemente das tradicionais montadoras que fazem picapes, convidaram a imprensa especializada em veículos comerciais.

Provavelmente uma informação que marcas tradicionais como Ford, GM, Nissan, Toyota, Mitsubishi e Volkswagen não sabem, ou nunca se deram conta, é que picape é um veículo comercial. E se tem um público que compra picape no Brasil (um dos principais mercados do planeta para esse tipo de veículo) são os donos de transportadoras e agricultores.

A Mercedes-Benz entra no jogo já com esta vantagem. Deixou bem claro que conhece o perfil do público que compra picape. Sabe tão bem que a divisão que vai cuidar do negócio “picape” não é a de automóveis de luxo da marca, e sim a que cuida de veículos comerciais, como suas vans e furgões das famílias Sprinter e Vito.

Mas, você, comprador, fique tranquilo. A partir do Salão do Automóvel do ano que vem, todas as boas revendas de automóveis da marca alemã vão ter um espaço bonito, bem vistoso, e um vendedor treinado para mostrar, e oferecer test drive dessa que já pode ser classificada, no mínimo, como a picape de médio porte mais Premium do mundo.

Sem querer fazer muita comparação, porque nem é o caso, um dado técnico do motor já diz alguma coisa: a versão simples da X-Class tem 190 cv de potência. Veja a cavalagem das versões topo de linha da concorrência: Ranger, da Ford, tem 200 cv; S10, da GM, tem 200 cv; Frontier, da Nissan, tem 190 cv; L200, da Mitsubishi, 190 cv; Amarok, da Volkswagen, 180 cv; e Hilux, da Toyota, 177 cv.

Comparando a versão simples da X-Class com as concorrentes topo de linha, há uma ligeira vantagem para Ranger e S10 e um empate com a L200 e a Frontier (até porque, nessa versão, a Mercedes-Benz resolveu fazer uso do motor Nissan). Agora, amigo, quando a comparação é com a versão com motorização V6 diesel, topo de linha, aí a concorrência só consegue mesmo ver a porta da caçamba da picape da Mercedes-Benz: nessa versão mais robusta e bem mais com a cara da marca, o motorzão genuinamente alemão da estrela de três pontas esbanja impressionantes 258 cv.

Claro que a X-Class vai ser mais cara que suas concorrentes. Até porque não há só mais potência nessa máquina que tem capacidade , como todas as outras, para 1,1 toneladas de carga. Como foi apenas uma apresentação aos jornalistas, e como o carro só estará disponível para a América do Sul a partir de novembro do ano que vem, a Mercedes-Benz ainda não entrou na fase de composição de preço para o mercado latino-americano.

Essa é uma preliminar. Os jornalistas fizeram um grande test drive pelo Sul do Chile com a versão de 4 cilindros, de 190 cv, pegando estradas excelentes e um grande trecho de estradas sem pavimentação, subidas fortes, descidas bem íngremes.

Depois, para complementar, houve ainda mais um dia de puro off road aos pés da Cordilheira dos Andes e uma “degustação” com a versão purosangue V6, que impressiona em todos os aspectos: performance, estabilidade, dirigibilidade, esportividade, design e, supremo deleite, silêncio. De todas as qualidades dessa icape Premium, o silêncio destacamos como o mais elogiável - e é marcante em todas as versões. O motor faz seu serviço sem alarde. Dentro da X-Class, com o visual elegante e harmonioso do painel, apenas a altura do solo nos lembra que estamos tocando uma picape, e não um dos automóveis de luxo da marca.

Conjunto de suspensão, eixos, barras estabilizadoras, caçamba, cabina, tudo foi cuidadosamente projetado para o silêncio ser respeitado. Não tem “nhéc-nhéc” nenhum. E pisamos fundo nas estradas de terra, passamos por buracos. Nada de barulho. O motor responde firme e resoluto a cada pressionada no pedal do acelerador. A suspensão trabalha equilibradamente e, como acontece com os caminhões Actros, buracos até são notados, mas não são sentidos.

Se ficou curioso com o preço, temos uma dica: na Europa, onde começam as vendas já neste mês, a X-Class será vendida a 37.294 euros. A produção para abastecer os mercados europeu, sul-africano e australiano será na Espanha e, para abastecer o mercado latino-americano, será em Córdoba, na Argentina.

Por estratégia de marca, a produção nesses dois locais será nas fábricas da Nissan, onde é também montada a Frontier. As duas marcas dividirão, basicamente, o mesmo esqueleto e trem de força. Mas só até este ponto há similaridade. Daí em diante, cada uma das marcas constrói um veículo com personalidades extremamente distintas.

CLASSE X PURE

A variante básica Classe X PURE é ideal para a utilização robusta e funcional. Ela cumpre todos os requisitos de uma “máquina de trabalho”. E, ao mesmo tempo, seu conforto e design também fazem dela o veículo mais adequado para reuniões com clientes e fornecedores e para atividades privadas.

CLASSE X PROGRESSIVE

A Classe X PROGRESSIVE destina-se a pessoas que desejam ter uma picape robusta com mais estilo e funções de conforto como “cartão de visita” para a própria empresa e simultaneamente como veículo privado igualmente confortável e representativo.

CLASSE X POWER

A Classe X POWER é a variante com equipamento top de linha. Ela destina-se a compradores para os quais o estilo, a performance e o conforto têm prioridade. Ela é o veículo do estilo de vida de quem quer robustez sem abrir mão do alto luxo. Com acabamento luxuoso e adereços de classe, é uma picape que certamente vai agradar aqueles que nem pensam em botar um carro assim na lama.

 
LEIA TAMBÉM