As preferidas de quem decide o que comprar

 

Durante os cinco dias da Fenatran 2017, a mais importante feira de transporte rodoviário de carga do Brasil, que aconteceu de 16 a 20 de outubro na cidade de São Paulo, mais de 50 mil visitantes circularam pelos corredores do evento. Todos, seguramente, com forte ligação com o setor. A revista Transpodata montou, no pavilhão São Paulo Expo, um dos maiores estandes da imprensa especializada, entrevistou a maioria dos executivos das grandes empresas expositores e aproveitou o evento para realizar a pesquisa Top Of Mind do Transporte 2017.

Nesta segunda edição da pesquisa, apenas frotistas e executivos ligados a transportadoras foram identifi cados e pesquisados. Ao todo, 2.057 profi ssionais responderam às perguntas dos pesquisadores, que instigaram os entrevistados a apontarem a marca que lhes viesse à mente nas seguintes categorias: Seguradora, Lona, Combustível, Rede de Concessionárias, Pneu, Transmissão, Vans, Implemento Rodoviário, Motor, Modelo de Caminhão e Marca de Caminhão.
Aproveitando o ambiente da Fenatran, e considerando a alta qualifi cação dos entrevistados, os pesquisadores também perguntaram qual o estande que mais chamou a atenção e qual, na opinião do entrevistado, seria o lançamento mais importante do evento.

Na categoria “Seguradora”, a marca mais lembrada foi a Porto Seguro, com 46,38% das menções. Em segundo lugar fi cou a Bradesco Seguros, com 10,75%, e, em terceiro, a Mapfre, com 8,33%.

Em “Lona”, a marca preferida dos transportadores neste ano foi a Vinilona/Sansuy, com 29,28% das menções da marca contra 12,83% da Lonil e 12,06% da Locomotiva.

Já no tema “Combustível”, a marca mais lembrada foi a Shell com 37,83% das citações, fi cando em segundo lugar a Ipiranga, com 34,76%, e, em terceiro, a Petrobras, com 25%.

A “Rede de Concessionárias” mais citada foi a da Mercedes-Benz, com 27,74%, seguida da rede Scania, com 20,50%, e, na terceira posição, a rede MAN Latin America, com 14,69%.

Quando os empresários foram incitados a falar uma marca de pneus de maior respeitabilidade, a Pirelli fi cou com a primeira posição, com 38,38% das menções, seguida da Goodyear, com 25,77%, e da Michelan, com 25,11%. foi a marca preferida por mais da metade dos entrevistados: 50,44%; em segundo lugar fi cou a Eaton, com 17,32%, e em terceiro a Allison, com 1,32%.
Na categoria “Vans”, a marca mais lembrada foi a Sprinter, da Mercedes-Benz, com 21,82%, deixando a segunda colocada, a Iveco Daily, bem distante, com 3,18%, e-uma surpresaa recém-lançada Peugeot Expert com 2,63% das menções.

Arguidos sobre implementos, os frotistas colocaram a marca Randon isolada em primeiro lugar. A empresa foi mencionada por 62,39% dos entrevistados. Em segundo lugar fi cou a Noma, com 4,71%, e em terceiro a Facchini, com 3,95%.

Ao serem perguntados sobre “Motores”, a Cummins foi a mais lembrada, por 38,49% dos entrevistados. Em segundo lugar fi caram os motores Scania, com 14,04%, e, na terceira posição, a MWM, com 9,43%.

Quando os pesquisadores passaram para o tema principal, “Modelo de Caminhões”, a ideia foi deixar o entrevistado mencionar o modelo que lhe viesse à mente e nossa preocupação, na apuração, dada a imensa quantidade de modelos e nomenclaturas, foi agrupar os modelos em uma mesma família. Portanto, nos “Leves”, os campeões foram os modelos Accelo, da Mercedes-Benz. Na categoria “Médios”, os mais mencionados foram os veículos da família Atego, também da Mercedes-Benz. No segmento de semipesados, ganhou o VW Constellation e, nos pesados, o grande campeão foi a Família R, da Scania.

Agora, na pergunta mais importante, quando o entrevistado foi incitado a mencionar a marca de caminhão que lhe viesse à mente, a Scania foi a grande vencedora, com 31,69% das citações. Na segunda posição fi cou a Mercedes-Benz, com 22,81%, e, na terceira colocação, a Volvo, com 17,21%.

Por fi m, aproveitando o ensejo da Fenatran, que neste ano teve diversos lançamentos de caminhões, os entrevistadores perguntaram qual o lançamento mais impactante do evento e, em seguida, o estande que mais chamou a atenção do visitante. No quesito “Lançamento”, deu o novo VW Delivery, com 23,25% das citações.Em segundo lugar fi cou o Volvo FH, com 7,13%, e, em terceiro, os novos caminhões Scania da Linha R, com 5,15%. Já o estande que mais chamou a atenção dos pesquisados foi o da Mercedes-Benz, com 24,89%, seguido pelo estande da Scania, com 19,63%, e pelo estande da Volvo, com 17,98%.

SEGURADORALONA

COMBUSTÍVEL

PNEU

TRANSMISSÃO

VANS

IMPLEMENTO

MOTOR

 

MODELO LEVE

MODELO MÉDIO

MODELO SEMI PESADO

 

MODELO PESADO

REDE

MARCA DE CAMINHÃO

MELHOR ESTANDE FENATRAN 2017

LANÇAMENTO FENATRAN 2017

MARCAS MAIS LEMBRADAS FOCAM NA PROXIMIDADE COM CLIENTES

A pesquisa Top of Mind do Transporte deste ano tem importância estratégica para as áreas de vendas e marketing das empresas do setor porque retrata fielmente a percepção de marca de quem realmente toma decisões para comprar produtos e serviços neste negócio. Os pesquisadores tomaram o cuidado de identificar empresários e executivos de transportadoras de todo o País, profissionais que chegavam, diariamente, em grandes caravanas organizadas pelas montadoras, para visitarem a Fenatran.

Diferente da pesquisa realizada por Transpodata em 2016, em parceria com um aplicativo para busca de frete, com caminhoneiros e pequenos frotistas, a pesquisa deste ano foi mais pessoal (na base do cara a cara, o que não permitiu que o entrevistado consultasse a internet ou amigos) e se tomou o cuidado de realizá-la exclusivamente com profissionais identificados como transportadores ou executivos ligados a grandes transportadoras. Foram abordadas mais de cinco mil pessoas com o crachá de “visitante” e, desse total, pesquisados mais de 2 mil profissionais.

Com a nova metodologia, tivemos o aparecimento de algumas marcas que são mesmo as preferidas tanto pelos caminhoneiros e autônomos como pelos empresários. A Randon, por exemplo, é uma impressionante unanimidade. Na pesquisa do ano passado, com caminhoneiros, a empresa foi a mais mencionada por 36,1% dos pesquisados, ficando a Guerra (neste ano fora do mercado) em segundo lugar, com 14,3%.

Já na pesquisa atual, com empresários e executivos, a Randon reina absoluta, com 62,39%, e em segundo lugar ficou a Noma, com 4,71%. Outro ponto de destaque é com relação aos pneus. Se a Michelan é a preferida dos caminhoneiros (ficou com 41,2% das menções no ano passado), a Pirelli é a preferida dos empresários, com 38,38%. “Trabalhamos fortemente junto aos frotistas, para demonstrar tanto a qualidade quanto a eficiência de nossos produtos nas mais diversas operações”, comenta Ana Pugina, diretora de marketing para caminhões da TP Industrial, controladora da Pirelli. Quando o tema é transmissão, a marca mais lembrada tanto por autônomos como por frotistas foi a ZF.

No ano passado, a ZF foi a marca mais citada por 22,4% dos entrevistados. Neste ano, com empresários, a marca alemã de transmissões foi a preferida por 50,44% dos pesquisados. Já na categoria postos de combustível, é possível notar que a Petrobras vai precisar investir mais em sua imagem.

A multinacional brasileira do petróleo foi a preferida dos caminhoneiros no ano passado, com 29,7%. Mas, neste ano, os empresários demonstraram se lembrar mais da Shell, que teve 37,83% das menções. Para Antônio Cardoso, diretor de B2B da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, este Top of Mind tem grande signifi cado por ser realizado entre o público do setor de transportes. “É importante ter o reconhecimento de um público qualifi cado, que são nossos clientes.”

O executivo procurou explicar a razão de a marca ser a mais lembrada entre os empresários do setor: “Investimos fortemente em segurança, meio ambiente, infraestrutura e logística e desenvolvemos produtos, como o Shell Evolux, que proporcionam economia de até 3% no consumo de combustível.”

Na categoria motores, a Cummins foi bicampeã, sendo a preferida entre os autônomos no ano passado, com 22,2%, e a mais citada entre os empresários neste ano, com 38,49%. Outra bicampeã do Top of Mind do Transporte também foi a Scania, que foi a marca mais mencionada entre os autônomos no ano passado (27,3%) e a preferida também dos empresários na pesquisa deste ano, com 31,69%. Neste ano, a montadora sueca também emplacou seu modelo R 440 como o caminhão mais lembrado na pesquisa com os frotistas.

De acordo com Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil, “os prêmios confi rmam a posição de destaque da Scania em 2017. Ao contrário dos principais concorrentes, a marca cresceu em vendas de caminhões em todos os meses”. Sobre o R 440, o executivo diz: “Este é o nosso modelo campeão de vendas. É o caminhão mais emplacado do ano e da categoria dos pesados. Seu custo por quilômetro rodado é o mais efi ciente do mercado. Estamos muito satisfeitos, e dividimos este reconhecimento com toda a nossa rede de concessionárias”.

 
LEIA TAMBÉM