O mês de maio já começou, e com ele também foi desenvolvida a sexta edição do Maio Amarelo. Uma inciativa de vários órgãos para a conscientização e prevenção às mortes causadas por acidentes de trânsito, que apresentam dados alarmantes.

O Movimento Maio Amarelo 2019 foi lançado oficialmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O mote do ano é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

Além disso, toda a campanha é apoiada pelo Governo Federal, e o mote, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

A campanha está disponível no site www.maioamarelo.com, e pode ser usada gratuitamente por empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano.

Sendo assim, a Transpodata preparou algumas dicas para como prevenir acidentes com a sua frota nas estradas. Confira:

1. Treinamento dos motoristas

Uma maior orientação dos motoristas é um item que muitas vezes passa despercebido. É fundamental que a empresa destaque a importância do descanso e a administração correta do tempo durante a jornada.

O respeito aos limites de velocidade, utilização de cintos de segurança, peso adequado da carga e a distância correta de outros veículos, também são fatores essenciais para uma direção segura.

Motoristas que passam por um treinamento detalhado e dinâmico, conseguem entender de forma mais clara a importância de todos esses fatores. Consequentemente, apresentam um menor índice de violações, promovendo uma viagem muito mais tranquila, e rentável.

2. Manutenção regular dos veículos

É muito importante que a empresa entenda que uma viagem segura não é só responsabilidade do condutor do veículo. Todos os sistemas e mecanismos do caminhão devem estar em perfeito estado.

Um veículo que apresenta peças desgastadas, ou um rendimento abaixo do esperado, coloca todos em perigo. Por isso, um reparo apenas em caso explícito de dano não é o suficiente. Uma inspeção periódica é essencial.

3. Planejamento de rota

Um planejamento detalhado da rota não é um recurso apenas voltada para a eficiência e economia de tempo. A segurança também é otimizada. Motoristas, que lidam diretamente com as estradas se sentem mais assistidos quando uma programação é feita.

Em tal planejamento, é essencial que sejam colocadas rotas mais seguras, não necessariamente as mais rápidas, mas a com maior condição de direção. Vias que apresentam opções de descanso e pausas, deixam a viagem mais fácil de ser administrada.

4. Condições operacionais corretas

Diversos motoristas não descansam ou trabalham de forma precária, para que consigam atender os prazos apertados de uma entrega. Esse defeito operacional coloca em risco o próprio condutor, assim como outras pessoas, e até mesmo a conservação da carga.

O cansaço dos motoristas é um dos principais fatores de acidentes. Logo, é dever da empresa negociar prazos mais flexíveis, e que estão de acordo com uma operação mais segura para todos.

5. Investimento em tecnologias

Empresas mais bem informadas conhecem as diversas melhorias tecnologias que foram apresentadas pelo setor de transporte. Muito desses sistemas e mecanismos foram desenvolvidos justamente para a redução de acidentes, e uma direção mais tranquila.

Por isso, é interessante que uma transportadora invista nesses recursos para a garantia de uma jornada sem percalços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here